Samsung anuncia novo nome de seu programa de reciclagem
A Samsung sempre foi pioneira e tinha seu próprio programa de reciclagem chamado Re+, que está presente no Brasil desde 2017 e registrou um aumento de 164% no volume de resíduos coletados em 2022 no Brasil em comparação ao ano de 20211. Agora esse projeto mudou de nome e passa a se chamar Samsung Recicla, a nova marca do programa de logística reversa da empresa.
A mudança tem por objetivo aproximar ainda mais o programa das pessoas, não apenas para promover a reciclagem ecologicamente correta, mas também para aumentar o engajamento e a conscientização relacionados às questões ambientais. Desta forma, a Samsung reforça seu compromisso em incentivar pequenas mudanças no dia a dia, gerando, assim, um grande e positivo impacto na sociedade.
Esse resultado reforça o compromisso da empresa em criar ações para impulsionar o investimento em processos de produção mais sustentáveis, bem como um consumo mais consciente pelos consumidores e pela sociedade em geral. Para isso, a Samsung conta com parceiros e prestadores de serviço devidamente qualificados e licenciados pelos principais órgãos ambientais”.
Agora, sob o novo nome Samsung Recicla, a iniciativa da Samsung possibilita ao consumidor descartar dispositivos eletrônicos de qualquer marca de forma correta e adequada, evitando danos ao meio ambiente. A Samsung disponibiliza em suas lojas e centros de serviço urnas de coleta para produtos de pequeno e médio porte como baterias, carregadores, smartphones, fones de ouvido, tablets, notebooks e televisores abaixo de 40 polegadas. Já para descartar produtos de grande porte como refrigeradores, lavadoras, fogões, eletrodomésticos e TVs acima de 40 polegadas, o consumidor pode solicitar a coleta em sua própria residência!
“Reinserir materiais reciclados como matéria-prima em nossos processos de produção é um dos principais compromissos da Samsung em relação à sustentabilidade. A definição de uma nova marca para o programa de reciclagem reforça esse movimento de fomentar atitudes de responsabilidade com o meio-ambiente”, afirma Luiz Xavier, diretor sênior de Customer Service da Samsung Brasil. “Em paralelo a isso, estamos trabalhando com ações para elevar a conscientização de nossos consumidores para que, juntos, tomemos decisões cada vez mais conscientes em prol do planeta”.
Além do programa de logística reversa, a Samsung se dedica a levar a sustentabilidade também aos seus processos de produção. Durante o Galaxy Unpacked 2023, que aconteceu no início de Fevereiro, a empresa anunciou que a linha Galaxy S23 avança o compromisso da Samsung com a sustentabilidade, utilizando mais materiais reciclados que qualquer outro smartphone Samsung Galaxy². Desde a linha Galaxy S22, a Samsung aumentou o uso de materiais reciclados de seis componentes internos no Galaxy S22 Ultra para 12 componentes internos e externos no Galaxy S23 Ultra. Além disso, os recém-lançados notebooks da linha Galaxy Book3 – Galaxy Book3 Ultra e Pro – contêm plásticos reciclados que usam redes de pesca e barris de água descartados no oceano3.
O programa de reciclagem da Samsung está alinhado com o comportamento do consumidor brasileiro. Pesquisa encomendada pela Samsung à MindMiners mostra que 94% dos entrevistados consideram importante o hábito da reciclagem e se preocupam com o impacto ao meio ambiente. Clique aqui para mais informações sobre a pesquisa divulgada em novembro de 2022.
E para mais detalhes sobre o programa, acesse https://www.samsung.com/br/support/programa-reciclagem/.
¹ De acordo com dados internos levantados pela Samsung.
² O Galaxy S23 Ultra 5G utiliza materiais reciclados em 12 componentes internos e externos (O Galaxy S23+ 5G e Galaxy S23 5G: 11 componentes internos e externos são utilizados, comparado a seis componentes internos utilizados no Galaxy S22 Ultra 5G.
3 Os plásticos reciclados consistem em dois tipos de plástico: material PA (poliamida) proveniente de redes de pesca descartadas e material PC (policarbonato) proveniente de barris de água descartados. Incorporamos materiais reciclados na caixa superior, frontal e traseira. As caixas superior, frontal e traseira não incluem circuitos internos, placas ou outros componentes.