Rio+Social: evento paralelo à Rio+20 fala sobre a participação das redes sociais

O evento, que aconteceu ontem no Windsor Barra Hotel das 9:30h às 19h, virou trendtopics no Twitter com a hastag #rioplussocial.

Lá foram debatidas as questões da Rio+20 e como as redes sociais poderiam auxiliar nesse processo. Eu estive lá para conferir e trago aqui um breve resumo do que foi apresentado.

A ideia era mobilizar as pessoas nas redes sociais a transmitir os conceitos de desenvolvimento sustentável. A maioria dos presentes estava conectada às redes de alguma forma (laptops, tablets e celulares) e transmitindo através de Twitter, Facebook, Pinterest, Google+ e outras redes os debates com líderes destas áreas, como o presidente da Fundação das Nações Unidas, Ted Turner, personalidades e pessoas ligadas à tecnologia. Ele afirmou que abordar essas questões na internet era importante, pois uma informação pode mudar o mundo. “Nunca se teve tanta informação disponível quanto hoje por causa da internet. Nós podemos usar essas ferramentas para preservar o ambiente. Destruindo o ambiente, estamos destruindo a nós mesmos”, disse.

Alguns brasileiros famosos também estavam presentes, como o apresentador de TV Luciano Huck, como mediador de alguns debates, a cantora Daniela Mercury. Além deles, via transmissão ao vivo pela Internet, o ex-jogador de futebol Ronaldo deixou uma mensagem como embaixador da Boa Vontade do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Ele falou em português e pediu desculpas admitindo não ter um bom inglês para palestras. O que não é vergonha nenhuma, até porque o evento acontece no Brasil e foi realmente uma pena ver que, praticamente, todo ele foi realizado na língua inglesa.

Entre os palestrantes mais importantes do evento estiveram o britânico Richard Branson, fundador do Virgin Group; Ted Turner, magnata da mídia e fundador da CNN; do Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank e presença do Rei e Rainha Suécia.

Mas o evento foi das e para as mulheres. Helen Clark foi a 1ªativista feminina a subir no palco e clamar pelo direito das mulheres de se expressarem. Muito desse contexto referia-se a países orientais que possuem esse tipo de discriminação.

Trazer soluções para o mundo, conectando as pessoas, esse era o lema da #rioplussocial. Mas você acredita que as redes sociais podem realmente mudar o mundo? Tivemos alguns palestrantes lá para falar que sim. Um deles foi o Leonardo Tristao do facebook falando do uso das redes sociais no desastre do Japão e outros acontecimentos. Ele disse ser essa a missão do facebook, conectar as pessoas em todos os momentos da vida delas.



O Diretor Executivo do UNICEF, Anthony Lake, que subiu ao palco com Daniela Mercury também falou como as mídias sociais vêm ajudando crianças e adolescentes pelo mundo. Ele afirmou que “Quanto mais comunidades se comunicarem, melhor será resposta dos governos aos problemas delas”.

A questão toda do evento foi que as “Mídias sociais abrem um canal para criar uma sociedade mais transparente”, como falou Pete Cashmore, do Mashable.

Por fim falou-se do game Linkin Park Recharge. No palco, Luciano Huck entrevistou os produtores do jogo, a empresa kuuluu. O mais frustrante foi anunciarem que a banda estaria no evento. Apenas esqueceram de dizer que seria um streaming de vídeo ao vivo dos Estados Unidos.



Recharge ocorre em um futuro não muito distante onde os seres humanos têm esgotado todos os recursos naturais do planeta. A sociedade e as poucas reservas de energia que permanecem foram apreendidos e são controladas por máquinas e uma minoria de elite. Os jogadores deverão se unir e cooperativamente lutar contra seus captores e recarregar o mundo com energia limpa e sustentável. O conceito do jogo se destaca de outros jogos casuais on-line pela interação do jogo social, mídia social e responsabilidade social de uma forma envolvente. Recharge será disponibilizado a todos os jogadores através do Facebook em breve.

Em resumo, foi muito blablabla sobre como a Internet pode ser usada para divulgar ações sustentáveis. Gostaria de ver mais soluções e menos falatório numa próxima vez.

Quem Escreve

1 thought on “Rio+Social: evento paralelo à Rio+20 fala sobre a participação das redes sociais

  1. Trazer soluções para o mundo, conectando as pessoas, esse era o lema da #rioplussocial. Mas você acredita que as redes sociais podem realmente mudar o mundo? Tivemos alguns palestrantes lá para falar que sim. Um deles foi o Leonardo Tristao do facebook falando do uso das redes sociais no desastre do Japão e outros acontecimentos. Ele disse ser essa a missão do facebook, conectar as pessoas em todos os momentos da vida delas. O Diretor Executivo do UNICEF, Anthony Lake, que subiu ao palco com Daniela Mercury também falou como as mídias sociais vêm ajudando crianças e adolescentes pelo mundo. Ele afirmou que “Quanto mais comunidades se comunicarem, melhor será resposta dos governos aos problemas delas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *