Review do filme Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
É impossível assistir Valerian e da Cidade dos Mil Planetas e não compará-lo ao Quinto Elemento. Afinal, ambos são baseados na mesma série de quadrinhos franceses de ficção científica, Valérian e Laureline. Desde a paleta de cores com tom alaranjado neon à protagonistas femininos fortes, ambos os filmes são uma ode para o amor de Luc Besson pelo estilo Space Opera (ópera espacial) dos anos 60.
Valerian é surreal e psicodélico, mostrando muito do gênero de space opera (histórias épicas que acontecem no espaço). Eu assisti ao filme e falo um pouco sobre o que achei. Mais abaixo veja uma pesquisa mais precisa sobre os elementos que comprovam que Valerian realmente lembra o Quinto Elemento.
Com o Quinto Elemento estabelecido no século 23, e Valerian, 500 anos depois, poderiam ser filmes de um mesmo mundo. Seja como for, existem cenas muito similares.
Até mesmo em pequenos detalhes, como por exemplo nessas cenas abaixo.
Até o recipiente usado para transporte de mercadoria parece o mesmo.
Também temos as cidades verticais…
E os Interiores brancos com bordas suaves das naves também é similiar.
Até a narrativa de ambos os filmes é similar, onde uma raça pacífica passa por problemas e precisa da ajuda dos humanos para acabar com a ameaça.