Primeira Smart City do Brasil conta com tecnologia de mobilidade da Engineering
No começo de 2022, São José dos Campos se tornou a primeira Smart City do Brasil a ser certificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para alcançar essa certificação, a cidade passou por um rigoroso processo de avaliação que considerou 276 indicadores em áreas como serviços urbanos, práticas sustentáveis e qualidade de vida. E somente 79 cidades em todo o mundo possuem essa certificação.
O objetivo da certificação é destacar não apenas os fatores tecnológicos, mas também as boas práticas de gestão que contribuem para a qualidade de vida da população. Entre os indicadores avaliados, destaca-se a mobilidade urbana. Desde 2014, a prefeitura de São José dos Campos tem uma parceria com a Engineering, uma empresa global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital. A empresa é responsável pelo sistema INFOBUS, que registra as linhas, rotas, locais de embarque e desembarque, e quadro de horários do transporte público. Em 2022, o contrato entre a prefeitura e a empresa foi renovado por mais 12 meses.
Segundo Rodolfo Alves, chefe da divisão de planejamento de transporte da prefeitura de São José dos Campos, o sistema também apoia questões de sustentabilidade, auxiliando no desenho de novos trajetos. Com o sistema INFOBUS, o usuário tem informações precisas sobre a previsão de chegada de acordo com a tabela horária. “A população tem acessado o que acontece na operação do ônibus e tudo que facilita para se deslocar por meio do Google usando o smartphone ou mesmo pelo computador. O usuário consegue checar que horas o ônibus vai passar. Além disso, há também um sistema de bilhetagem eletrônico e GPS instalados nos carros para abastecer os sistemas e informar o cidadão joseense, que é exigente”, complementa Alves.
O INFOBUS foi criado durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com o objetivo de levar os torcedores aos estádios. Anteriormente, as rotas de ônibus eram atualizadas anualmente, mas com a chegada do GPS e dos smartphones, esse processo passou a ser feito em tempo real. O sucesso do sistema na Copa permitiu que outras cidades, como São José dos Campos, aderissem ao serviço. Atualmente, o sistema está disponível também em Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Fernandes conclui que o sistema é tão eficiente que continua sendo utilizado até hoje.