Impressão 3D deixa de ser somente um projeto para se tornar realidade
O Brasil ganhou a sua 2ª edição da Insider 3D Printer. A edição veio para apresentar ao mercado as diversas utilizações da impressão 3D para os setores de medicina, arquitetura, construção, automotivo, aeroespacial entre outros. Além disso, a intenção do evento foi proporcionar interação entre especialistas e o público em geral, trazendo informações, palestras e oportunidades de novos negócios.
Para esse evento o grande destaque ficou por conta da 4ª revolução industrial que nada mais é que a exploração deste novo mercado, que não depende mais de uma indústria a sim das oportunidades que surgem a partir das impressoras 3D, afinal o custo das impressoras reduziu muito. Hoje temos equipamentos iniciando em 3 mil reais indo é claro até mais de 200 mil, porem a qualidade do produto também cresce proporcionalmente ao valor.
Durante a feira, várias marcas fizeram exposições de seus últimos modelos dos mais variados tipos de impressoras, com diferenças no material de impressão e também na aplicabilidade de cada peça. Por hora ainda não temos um modelo acessível que permita impressão em várias cores mescladas usando o filamento. No máximo impressão de cores, mas em camadas.
Aproveitei o evento para falar com vários vendedores de máquina em especial com a equipa do Cliever que me deu uma aula, e também ajudou a revolver um problema de projeto 3D. Eu estava usando uma impressora 3D com filamento ABS (nome dado a um dos tipos de “tinta” para impressora 3D), porém esse filamento, a medida que esfria ele “escorrega” a peça deixando ela torta. O Rodrigo Krung deu uma aula para falar de futuro do 3D e com isso descobri que para mim o melhor produto seria o PLA que é outro tipo de filamento próprio para trabalhar com temperaturas diferentes, ou seja, imprimir com o ar condicionado da sala ligado. O custo do material em filamento é de R$ 120,00 não importando o tipo do material, a diferença está no produto final com mais ou menos precisão. Inclusive falando em flexível foi possível ver uma aplicação de gesso feito em impressora 3D, mais limpo, mais rápido em feito para atender ao paciente.
Na Insider 3D Printer tinha de tudo um pouco, como por exemplo o pessoal da Fablab Livre SP (facebook.com/fablablivresp) que oferece o espaço para você produzir o seu projeto, seja usando o seu produto ou consumindo o deles, como também ministra curso para quem quer começar a trabalhar nessa área. Na mesma pegada estava a Garagem Fab Lab, porem essa um pouco mais produtiva pois ia além do 3D e dos cursos, mas também de maquinaria e material para se idealizar o projeto como uma mesa de pebolim montada com uma impressora de recorte e uma releitura do clássico jogo de totó( pebolim) usando os hand Spin, além de moldes para joias que bastaria jogar apenas o metal para ter a joia feita.
Por outro lado a equipe da SKA mostrou um projeto 3D feito com um resina líquida em Polijet, que é foto sensível e imprime uma peça como se fosse uma impressora tradicional, fazendo uma peça inteira e com várias cores, coisa que as impressoras 3D por filamento não conseguem fazer. O custo desta impressora é mais elevado, a resina não é bio degradável e não permite ser remodelada coma a por filamento termoplástica e a peça dura somente 1 ano. Por outro lado, permite moldes muito mais complexos. Com uma resina diferente e que precisa de luz ultravioleta para solidificar o protótipo a equipe da smartdente trouxe uma impressora para que o dentista possa scaner a boca de seu paciente e ter um modelo 3D da arcada dentária ou dos dentes do seu paciente para uma futura prótese em 1h, indo além, se tudo funcionar, o paciente pode ter em menos de 1 dia um prótese implantada.
Não posso afirmar que as impressoras 3D vieram para ficar. É um mercado que tende a crescer principalmente para a área de industria e prototipagem de forma a permitir um estudo profundo do produto, teste de resistência e até mesmo estudo médico. As impressoras, pelo que conversei com todos, tendem a ficar mais baratas em breve também.
O evento Insider 3D Printer aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, nos dias 05 e 06 de junho.
Site: http://inside3dprintingbrasil.com.br/