Entendendo as estatísticas de um blog
Você montou um blog e seguiu as dicas de como ganhar dinheiro com ele em nosso post anterior. Então surgiu a oportunidade de ter um anunciante. Entre as muitas informações sobre “do que se trata seu blog”, “quem escreve?” e “qual periodicidade dos posts?”, lhe perguntam coisas como “qual seu page view?”, “quantas visitas únicas” e por aí vai.
Ficou perdido? Não fique! Estou aqui para ajudar! 😉
Entenda alguns termos utilizados logo abaixo:
Page Views (Exibições de páginas) – também conhecido como impressão de página, mede o número de vezes que os usuários solicitam uma página. Geralmente, as páginas iniciais costumam obter uma visita maior do que as páginas internas. Esta é a razão porque os comerciantes on-line são a colocação de anúncios essenciais, como banners na página inicial. É toda vez que uma página é acessada, ignorando os outros arquivos. Também chamada de “views” (visualizações) ou “pages”.
Unique page views (Exibições de páginas únicas) – Conta 1 page view por página diferente.
Visits (Visitas) – Conta uma visita por computador por alguns minutos. Se a pessoa voltar a acessar a página depois de uma meia hora (por ex.), será contada mais uma visita.
Visitors (Visitantes) – É a maneira mais eficaz. Conta um visitante único por dia, não importa quantas vezes e em quais horários acessar. Deixa um cookie por computador, que expira no dia seguinte. Se o browser não aceitar cookies, ele conta pelo número do IP. Também chamado de “Unique Visitors”.
Pagerank (ranqueamento da página)
É uma família de algoritmos inventados pelo Google para medir não só os links para um site, mas a qualidade dos referidos links. Esses algoritmos de análise de rede dão pesos numéricos (de 0 a 10) a cada páginas da Internet, com o propósito de medir a sua importância. Esse tipo de estatística tem caido em desuso, até porque é mais provável que seu site receba nota 0, como a maioria dos sites que existem no mundo. Blogs como Meio-bit e Br-linux possuem PR 6. Para chegar ao valor 10, só um site como o Google mesmo. Então, percebe-se que a comparação é absurda e se preocupar com o pagerank é quase desnecessário para quem está começando. Em todo caso, se você quiser saber qual valor é atribuido ao seu blog / site, acesse http://www.marketingdebusca.com.br/pagerank/
Page Views (Exibições de páginas) – também conhecido como impressão de página, mede o número de vezes que os usuários solicitam uma página. Geralmente, as páginas iniciais costumam obter uma visita maior do que as páginas internas. Esta é a razão porque os comerciantes on-line são a colocação de anúncios essenciais, como banners na página inicial. É toda vez que uma página é acessada, ignorando os outros arquivos. Também chamada de “views” (visualizações) ou “pages”.
O exemplo a seguir retorna a contagem de páginas carregadas em cada banco de dados.