Dia Internacional da Mulher
Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Uma data que sempre me traz à reflexão.
Desta vez pensei em rever qual o papel da mulher na tecnologia e, me deparei com uma matéria saída na Info Online, sobre as mulheres que estão ganhando cada vez mais espaço na área de TI.
Reproduzo um trecho logo abaixo.
“Um estudo promovido pela Catho Online apontou que houve aumento da participação feminina em cargos de chefia como presidência, diretoria e gerencia.
Segundo a pesquisa, em 1996, o número de mulheres que ocupavam o cargo de CEOs era de 10,39%. O número teve um aumento de 12,49% em 13 anos, chegando a 21,88% até o começo de 2010.
Apesar do crescimento geral, os números mostram uma estagnação no setor de tecnologia. Em 2008, por exemplo, a participação de profissionais em TI era de 16,06%. Apenas 0,08% a menos do que o cenário atual, de 16,14%.
Esse seria o fim do machismo na área? De acordo com Adriano Filadoro, sócio da Online Brasil, a forte presença masculina no setor de TI é uma questão mais cultural do que comportamental. “Se antes a mulher não se entusiasmava por muitas carreiras na área de exatas, hoje esse cenário está sendo revertido.””
Enquanto nas empresas há um crescimento significativo da presença feminina, na Internet, ainda não temos tantas representantes de peso falando sobre o assunto. Poucas mulheres são reconhecidas como “entendidas” de tecnologia.
Vem a mente, como referência, a jornalista Cora Ronai (com sua experiêcia no caderno de informática do Globo e seu blog internETC) e a consultora Bia Kunze (do blog Garota sem fio).
É claro que existem outras blogueiras que falam sobre tecnologia, incluindo essa que voz fala, mas quis citar as que possuem maior expressão no mercado.
Seja como for, em que proporção for, nós mulheres estamos assumindo espaços anteriormente dominados apenas por homens. E somos capazes de tirar de letra e colocar a mão na massa, se preciso for.
Portanto, parabéns às mulheres que quebram fronteiras, lutam por seus epaços e não desistem nunca de terem o que desejam, sem deixar sua condição feminina de lado.
Feliz Dia Internacional da Mulher 🙂
Abs,
Claudia Sardinha