Dia das Mulheres – Conheça duas mulheres em cargos de liderança em tecnologia
A participação das mulheres no universo da tecnologia é recente, mas crescente. E cada vez mais rápido elas chegam a grandes cargos nas companhias nacionais e multinacionais e estouram a bolha que acredita em um mercado estritamente masculino.
A presença feminina na tecnologia cresceu 60% em 5 anos: de 2014 a 2019 o número cresceu de 27,9 mil para 44,5 mil mulheres, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Para homenagear essas executivas destemidas e apaixonadas pelo que fazem, sugerimos alguns perfis
Helena Margarido – Kodo
Co-fundadora, head de crypto reasearch da Monett.app e COO da Kodo Assets, Helena Margarido têm 39 anos é advogada e especialista em Blockchain e moedas digitais há 11 anos. A executiva teve seu primeiro contato com o universo cripto por um cliente do seu antigo escritório de advocacia, na mesma época decidiu ler o whitepaper do $BTC, que mudou a sua vida.
Mãe de 3 filhas, Helena foi eleita crypto leader LatAm pela Bloomberg em 2021, além disso também possui mais de 20 anos de experiência profissional (GP Investments, PwC, Banco Itaú). Foi professora do MBA em Web Intelligence & Digital Ambience da UFRJ, MBA do PECE (POLI-USP), cursos específicos (Instituto de Tecnologia e Sociedade – ITS Rio, Google Campus) e palestrante em diversos eventos, no Brasil e no exterior (TEDx São Paulo, TEDx USP, Blockchain Conference in Austin, Texas, USA (2015), Bitcoin Conference em Hong Kong, China (2015), dentre outros).
Natália Ferreira – Oxitec
Dra. Natalia Ferreira, 43 anos é Diretora Geral da Oxitec do Brasil Ltda há 5 anos e responsável por gerenciar todas as operações no país, incluindo transferência de tecnologia, produção, implantação em campo, assuntos regulatórios & governamentais e envolvimento de partes interessadas, além de legal e conformidade. A executiva também possui PhD em Genética e Biologia Molecular pela Universidade de Campinas, sua cidade natal.
A Oxitec é uma multinacional especializada em biotecnologia, que desenvolveu, entre outras soluções, o Aedes do Bem™: uma tecnologia biológica que usa mosquitos Aedes aegypti machos autolimitantes, que não picam e não transmitem doenças. O produto é composto por uma caixa reutilizável e refis contendo os ovos de mosquitos machos autolimitantes.