Como funciona uma impressora 3D

É um equipamento que se move nas coordenadas x, y, z e vai depositando um material plástico derretido, camada por camada. O criador da impressora 3d de código aberto foi o Dr Adrian Bowyer, fundador do projeto RepRap (abreviação para Replicating Rapid-Prototyper ou Prototipagem Rápida Replicável), em 2005.

Essa impressora imprime objetos tri-dimensionais em materiais como polímero ou gesso. E funciona por modelagem por fusão de material. O equipamento traciona o plástico, por exemplo, sobre uma superfície quente com um pequeno orifício de, normalmente 0,3/0,4 milímetros. Ela combina a extrusão do polímero com o movimento dos eixos (x, y, z) da base.

O projeto RepRap tem como proposta oferecer uma impressora 3D de código aberto onde você mesmo pode montar sua própria impressora 3D. Na página do projeto existem instruções sobre como construir o equipamento detalhadamente.

Eu vi pessoalmente o funcionamento dessa impressora no evento Cultura Digital BR, que aconeceu no MAM, Rio de Janeiro. Entrevistei o grupo estudantes que montou uma da marca Makerbot. Vejam nos vídeos abaixo e inspirem-se.


Agora a questão que fica é: se hoje se fala tanto em pirataria… imagina com uma impressora dessas, quando ficar mais acessível. A LEGO entra em falência, rs.

Sites citados:
http://www.thingiverse.com/
http://www.makerbot.com/
http://www.reprapcentral.com/vmchk.html

Quem Escreve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *