Como ficar anônimo?
Recentemente uma cliente me procurou preocupada com sua exposição na internet. Bastava digital seu nome no Google para achar todos os lugares onde ela tinha perfil. Isso a incomodou bastante.
Estamos sujeitos a exposição, seja na vida real ou na virtual. Porém, se tivermos alguns pequenos cuidados, isso pode se reduzir e muito.
Sim! Falo em reduzir, pois ninguém passa incólume nessa vida. Mesmo não dirigindo a palavra a ninguém, sempre terá alguém que saberá um pouco de você de seus hábitos. Seja o porteiro e vizinhos do prédio, ao padeiro ou jornaleiro da esquina. Não somos invisíveis, mas podemos não chamar tanta atenção assim.
Seguindo algumas dicas, tem como permanecer mais tempo no anonimato internáutico 🙂
1º. Evite ficar fazendo perfil em tudo que é página. Se você sabe que não tem tempo para acessar orkut, facebook, twitter, sônico, badoo, o livreiro etc. Para que tudo isso, então? Escollha apenas 1 ou 2 onde gostaria de fazer parte.
2º. Não use seu nome completo nos perfis. Dê preferência para nicknames (apelidos) quando for escolher um nome de usuário e, se a página ainda pedir seu nome e sobrenome, mantenha o utilizado para o nickname.
3º. Atualmente, boa parte dos perfis oferece a opção de privacidade. Quando isso não é possível, libera o acesso para os amigos adicionados. Isso fará com que novos amigos não achem você. Mas esse é o preço do anonimato, não? 🙂
E para os radicais, que não querem deixar “rastro” na internet, algumas dicas da Revista Info complementam este pacote de sugestões.
Evite deixar registro do seu IP nos sites visitados: www.info.abril.com.br/downloads/tor-0-2
crtl+shift+p = navegação anônima no browser (firefox ou ie)
www.google.com/dashboard
Para cadastro internet afora, utilize um dos emails oferecidos, por exemplo, pelo site a seguir: mailinator.com
pastas de pc com senha: www.info.abril.com.br/downloads/truecrypt-6
Seja como for, pense bem em sua intenção de uso da internet quando for fazer um novo perfil. Se você não quer aparecer, por que está ali, então? 🙂
Abraço a todos e um ótimo fim-de-semana, sem calorão, rs.
Claudia Sardinha
😉 muito boa essa .