Cerca de 100 mil pessoas visitaram a exposição Taiwan Excellence Experiencing Zone no RJ
Em meio ao clima olímpico, a Taiwan Excellence Experiencing Zone, exposição que reúne mais de 60 produtos premiados pelo governo de Taiwan por sua tecnologia, inovação, design e qualidade, recebeu na edição 2016, realizada no Rio de Janeiro, cerca de 100 mil visitantes.
O evento, que já passou por diversos países como Inglaterra, Rússia, Índia e México, exibiu produtos diversos, tais como bicicletas de competição, bicicletas dobráveis, equipamentos e acessórios para games, jogos de realidade virtual, equipamentos para exames cínicos de alta tecnologia, roupas a prova de mosquitos, bactérias ou suor, inovações em computadores, celulares, entre outros produtos de 20 das principais marcas taiwanesas, como Acer, Asus, Dyaco, Heartway Medical, Hono Golf, In-Win, Karma, Leadtek, MSI, O-TA, Pacific Cycles, Perseidas, Roxim, Singtex, Sun Own, Thermaltake Technology, Thunder Tiger e TiinLab. O evento contou ainda com o apoio das empresas Cooler Master e Shaan Hong.
Segundo o diretor do Taitra (Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan), Krist Bin Yen, o objetivo da exposição é difundir os produtos de excelência de Taiwan e também a imagem do país como provedor de tecnologia de ponta em diversos segmentos. “Acreditamos que as relações entre Brasil e Taiwan têm grande potencial de crescimento em diversas áreas”, afirma o executivo. E completa: “A edição 2016 da Taiwan Excellence Experiencing Zone trouxe ao Brasil os produtos de tecnologia de Taiwan e tenho certeza que aproximou ainda mais os dois países”.
Aplicativo – Quem não teve a oportunidade de conhecer a exposição Taiwan Excellence Experiencing Zone, ou quem busca mais informações sobre os produtos apresentados, o calendário de feiras de negócios de Taiwan, além de dados sobre aquele país, poderá baixar o aplicativo Taiwan Rio 2016 para obter mais informações e, ainda concorrer a prêmios, ao preencher um QUIZ.
Criado para smartphones e tablets com sistema Android e iOS, o aplicativo traz detalhamentos dos produtos da exposição e de seus fabricantes, além de informações sobre as possibilidades de negócios entre Brasil e Taiwan.
Relação Brasil-Taiwan – Taiwan é uma república independente, com cerca de 24,5 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto de U$523,5 bilhões (2015), com taxa de crescimento de 0,93% ao ano. A composição do PIB do país é de serviços (67,8%), indústria (30,5%) e agricultura (1,7%).
Os principais setores econômicos de Taiwan são a indústria de alta tecnologia, os serviços e as finanças. China, Hong Kong, Estados Unidos, Cingapura, Japão, União Europeia e Estados Unidos estão entre os principais parceiros econômicos.
As exportações de Taiwan estão na casa dos U$ 281 bilhões (2015) e as importações, U$ 229 bilhões (2015). Em 2015, o valor das exportações do Brasil para Taiwan foi de U$1,574 bilhões, ao passo que o valor das importações foi de U$ 2,193 bilhões.
Hoje as empresas vindas de Taiwan para o Brasil para desenvolver localmente suas tecnologias já oferecem mais de 50 mil postos de trabalho diretos e mais de 50 mil indiretos. “A economia brasileira passa por um momento delicado e o valor do intercâmbio do comércio bilateral entre Brasil e Taiwan provavelmente será inferior a de 2014. Porém, havendo crescimento da economia, o intercâmbio automaticamente crescerá tendo em vista que os maiores fabricantes brasileiros conhecem a qualidade e tecnologia de Taiwan”, afirma Krist Yi Bin Yen.