Bora Transformar discute tecnologia e inovação no Rio

Empoderamento digital, empreendedorismo cívico, realidade virtual, universo maker. Esses foram alguns dos assuntos discutidos durante o “Bora Transformar – Experiências Digitais para Criar e Inovar”, realizado pela organização social Recode e pela Microsoft. Um dos destaques do evento foi o Circuito 360°, onde os participantes passavam por três etapas para a composição da experiência: primeiramente assistiam ao filme “Rio de Lama, a maior tragédia ambiental do Brasil” (dirigido por Tadeu Jungle) usando óculos de realidade virtual 3D. Em seguida, formavam grupos para uma análise do filme e, na última etapa, para a experimentação de cursos disponíveis na plataforma virtual Recode.

O evento, que reuniu cerca de 500 jovens, educadores e líderes sociais, entre os dias 29 e 30 de maio, no Museu de Arte do Rio (MAR), trouxe para o debate projetos difundidos a partir do incentivo à tecnologia como ferramenta de empoderamento e empreendedorismo; diferentes possibilidades de experimentação, inovação e robótica; o conceito de cultura maker – ou “faça você mesmo”; e até um aplicativo criado para diminuir a evasão escolar, que pode ajudar os pais a acompanhar a frequência, materiais e apostilas, propiciando maior participação na rotina escolar dos filhos.

 

Segundo Rodrigo Baggio, presidente da Recode, é preciso incentivar e capacitar os jovens a gerar ações que solucionem problemas. “Inspirar as pessoas a serem agentes de transformação e a usarem a tecnologia para transformar vidas e a sociedade é a nossa força-motriz”, aponta.

 

A educação e a necessidade de adequação da sala de aula às inovações tecnológicas também foram destacadas durante o evento. Como estamos educando as novas gerações? Perguntas como essa precisam ser pontos de reflexão e questionamento entre estudantes e educadores. Um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), realizado no ano passado, concluiu que 65% das crianças de hoje trabalharão em profissões que nem mesmo ainda existem.

A tecnologia está motivando as pessoas a inovar e a criar canais e estruturas para o desenvolvimento e aplicação de novos projetos, iniciativas e causas. De olho em um futuro melhor para todos, o desafio é incentivar o protagonismo do jovem. “O evento me fez pensar no próximo e despertou a vontade de criar algo para ajudar outras pessoas a expandir suas ideias e oportunidades”, conta a estudante Clara Valesca.

 

Sobre a Recode

A Recode (antigo Comitê para Democratização da Informática) é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, a partir do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias para formar uma grande rede que promove uma nova consciência e gera oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A organização faz parte de uma rede presente em 7 países e já impactou até hoje mais de 1,7 milhão de vidas.

 

Quem Escreve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *