Auxílio virtual contra chuvas do Rio
Essa semana me deixou sem palavras.
Um caos completo.
Não estou aqui para criticar, julgar ou falar mais do mesmo.
Foi triste, foi trágico, mas não foi só isso.
Quero aqui destacar as atitudes que valem a pena. E como a informática e a Internet pôde contribuir.
Aumentou o uso de telefones celulares e redes sociais como fonte de informação. Algumas pessoas relataram que receberam orientações via SMS em seus celulares no nome de universidades e até da Prefeitura do Rio de Janeiro. As informações tratavam de condições de trânsito e situação de paralisação das aulas.
Diante da dificuldade de mobilização, muitos usuários usaram a internet, sobretudo redes sociais, para se comunicar com outras pessoas. Vídeos também foram registrados através de celulares e enviados via Internet para parentes, amigos e emissoras de tv.
No Twitter, as hashtags (#) envolvendo as chuvas e meios de doações para as vítimas tomaram conta dos tópicos mais pesquisados pelos brasileiros.
Os tópicos mais comentados eram “#chuvarj”, “#chuvanorio”, “#Grota Funda” (região que está alagada no Rio) e “#caosnorio”.
De acordo com informações da Folha Online, entre os dez temas na medição brasileira no serviço, ao menos seis eram relativos à tragédia no Rio. Quase um milhão de posts.
Até às 11h48 (de Brasília) ontem, 0,06% das mensagens propagadas na rede em todo o mundo falavam do tema – ou seja, uma média de 27.000 ‘tweets’ sobre #chuvanorio, segundo estudo do próprio Twitter.
E não são mensagens somente informativas. Há campanhas de arrecadação de doações por todo o Estado.
Outras rede sociais também estiveram ativas, dentre elas Orkut e Facebook, dando dicas de lugares bloqueados, tráfego e serviços.
A Internet pode e deve ser usada como ferramenta de integração e auxílio social em suas demandas. Agilizando ações e facilitando processos, como no caso de arrecadações e distribuição de donativos para desabrigados. Mesmo que você não possa ajudar, pode, ao menos, replicar a mensagem para que esta chegue a quem possa.
Então, fique por dentro:
RT @midias_sociais: Pessoal, participem e divulguem o movimento de doação de sangue, neste domingo (11/04), às 10h, no @hemorio.
RT @cfsardinha: RT @BrechoCharisma: Cosme Velho pede ajuda http://ow.ly/1w4bv
RT @GabyMigueis: Quem souber de animais em situação de risco por causa da chuva avise sepda.comunicacao@gmail.com 2292-6516/3402-5417 @LeiSecaRJ #chuvaRJ
A Biblioteca ESPM Rio é posto de coleta de doações para os desabrigados da #chuvarj #solidariedade #transitorj
RT @GabyMigueis: Atenção Ilha do Gov.! Doações serão recebidas no G Escoteiro Uirapuru, R Érico Coelho, 252, tauá. Sábado, de 9h às 14h. @LeiSecaRJ #chuvarj
Força Rio!
Fontes: Revista Exame, Terra, Adnews, Veja Online, Twitter