Além disso, haverá um espaço para o público jogar nos consoles Xbox Series e PlayStation 5 com controles adaptados e acessíveis. Também estarão disponíveis dois computadores, um com um jogo de MMORPG desenvolvido pela Unicamp, um projeto premiado voltado a pessoas cegas e outro com o game Counter-Strike 2, disponível juntamente do software Quantum Guide Play, da JBL, um projeto desenvolvido em parceria com a AbleGamers Brasil. O software é um leitor de tela para que pessoas com deficiência visual possam jogar CS2.
Na quinta-feira (27) e sábado (29), das 15h às 19h, o estande da Ablegamers BR contará com a presença de advogadas especializadas em direitos de pessoas com deficiência, que estarão à disposição para fornecerem informações e esclarecimentos sobre os direitos dos PcDs.
Para Christian Bernauer, diretor presidente da AbleGamers Brasil, tornar a gamescom latam um dos eventos de games mais acessíveis do mundo é uma grande realização. “Desde o início tínhamos em mente todas as ativações e ferramentas de acessibilidade que queríamos trazer para a gamescom latam. Estamos felizes e honrados com essa realização em tornar a primeira edição ainda mais acessível para todos os jogadores com deficiência”.
Acessibilidade na gamescom latam
Além de todas as ativações em seu estande, a AbleGamers Brasil também atuará para tornar a gamescom latam o mais acessível possível. Em parceria com a ONG, o evento terá atendimento em lugares específicos (CAEX, enfermaria e bilheteria) por meio do serviço do ICOM, audiodescrição em pontos chaves do evento e fornecerá placas com três mapas táteis em Braille.
A parceria com a gamescom latam também se estende para o ingresso social, que inclui uma doação de R$ 10 para a ONG levar mais acessibilidade ao evento. Os ingressos sociais estão disponíveis e, na hora da aquisição, o valor da doação já está incluso no preço final do ingresso. Para comprá-los, acesse o site oficial da gamescom latam. Aqueles que quiserem doar uma quantia diferente, podem fazê-lo por meio deste link ou via pix para brazil@ablegamers.org.
Mais informações sobre a AbleGamers podem ser encontradas no site global da ONG. Para acompanhar as novidades do evento, siga a AbleGamers Brasil no Twitter.
|