10 curiosidades sobre Adão Negro
Se você não conhece o anti-herói, não pode deixar de ler isso antes de assistir ao filme.
Adão Negro estreia nos cinemas em 20 de outubro, tem 2 horas de duração e apenas uma cena pós- crédito.
1- Introdução
Apresentado pela primeira vez nos anos 40 pela Fawcett Comics, o Adão Negro desde então se tornou um dos maiores antagonistas das histórias do Capitão Marvel/Shazam. O antecessor de Billy Batson tem histórias de origens controversas e que conversaram muito com a época em que foram lançadas. Em 2022 o personagem, interpretado por The Rock, estrela o seu primeiro filme solo como parte do DCEU.
2- Primeira aparição
O Adão Negro fez sua primeira aparição nos quadrinhos na revista The Marvel Family #1, publicada em 1945. Antes de se tornar um dos principais vilões das histórias da DC Comics, o personagem pertencia a Fawcett Comics, que viria ser adquirida anos depois pela DC.
Criado por Otto Binder e C. C. Beck, o vilão ou anti-herói integra o universo do Shazam nos quadrinhos, sendo sua contrapartida. Nos quadrinhos, durante muitos anos, ele foi um dos principais antagonistas das histórias do Shazam.
3- origem
Conhecido como o primeiro escolhido do Mago Shazam, Teth-Adam era um príncipe e filho de Ramsés II no Egito Antigo. Quando escolhido, ele era um príncipe justo, longe das ações que motivaram o seu futuro exílio. A ideia era que Teth-Adam ou Adão Negro, combatesse o mal, em busca da paz. Infelizmente a justiça, não foi o caminho que manteve Teth nesta busca pela paz, o personagem acabou corrompido pelos os grandes poderes que lhe foram concedidos.
4- Nova Origem
Enquanto Geoff Johns esteve à frente das histórias do Shazam nos quadrinhos, algumas reformulações nas origens de diversos personagens deste universo foram realizadas. E o Adão Negro não passou despercebido. Em 1945 ele foi apresentado como um príncipe justo, na reformulação ele se torna um escravo que vive no país Kahndaq.
Uma de suas características é a sua fúria em relação à sua situação e o fato de toda sua família ter sido morta. O único parente que lhe resta vivo é o seu sobrinho, Aman. Após salvar seu sobrinho, ele acaba fatalmente ferido. Durante a fuga, eles são teletransportados até a Pedra da Eternidade, onde o Mago Shazam faria de Aman, o seu novo campeão
5-Os poderes do Adão Negro vêm de deuses egípcios em vez do mago Shazam
Como **Adão Negro** é enquadrado como a versão mais sombria de Shazam, há uma crença de que os dois titãs possuem o mesmo conjunto de poderes. Isso pode variar dependendo da continuidade ou da última crise da DC (porque Adão possuía os poderes dos deuses gregos em algum momento).Com os quadrinhos sempre mudando e reorganizando o cânone, existe a possibilidade de que isso aconteça novamente ou seja alterado completamente. Conforme o atual cânone moderno, porém, Adão extrai seus poderes de seis deuses egípcios: Shu (invencibilidade), Heru (velocidade), Amon (super força), Zehuti (conhecimento infinito), Aton (poder relâmpago) e Menthu (coragem). Em uma reviravolta inesperada, as letras combinadas também formam “Shazam”.
6-Integrou importantes equipes da DC
Muito mais do que o antagonista das histórias do Shazam nos quadrinhos, o Adão Negro também é conhecido por integrar importantes equipes da editora. Entre suas afiliações mais conhecidas, estão: Sociedade da Justiça, Sociedade da Injustiça, Sociedade Secreta dos Supervilões e Esquadrão Suicida.
7 – Membro da Sociedade da Justiça
Quando Adão Negro se livrou da influência do deus maligno Set, ele não estava mais corrompido pelo mal. Mas como ainda era visto como um vilão, Adão pediu para ingressar na Sociedade da Justiça da América, acreditando que isso ajudaria em sua reputação. A SJA achou que era mais sensato lutar ao lado de seu antigo inimigo do que contra ele e por isso, concordou. Preocupado que Adão na verdade estivesse planejando algo ruim, Shazam se juntou à equipe para monitorar seu arqui-inimigo. Surpreendentemente, Adão Negro foi fiel à sua palavra. Infelizmente, Adão não conseguia deixar de discordar de seus companheiros de equipe. Após anos protegendo seu lar, Kahndaq, de invasores e terroristas, Adão percebeu que seus inimigos não entendiam diplomacia, apenas violência. Por esse motivo, ele não conseguia entender por que a Sociedade da Justiça voluntariamente escolhia deixar seus inimigos viverem. Quando eles se recusaram a matar um líder terrorista, Kobra, Adão abandonou a equipe.
8 – Ponto fraco do Adão Negro
Pode parecer invencível, mas ele tem uma fraqueza simples: sua voz. O único meio de acessar seu poder divino é invocar o nome de _Shazam_, e em duas ocasiões ele foi impossibilitado de usar todo o seu poder.
Shazam conseguiu uma forma criativa de impedir Adão Negro de acessar seus poderes. Como agora era o Guardião da Magia, Shazam possuía algumas habilidades novas, e embora não pudesse retirar os poderes do Adão, ele ainda podia fazer algo: mudar a palavra que concedia os poderes a ele. Sem saber qual era a nova palavra, Adão voltou à sua forma humana e ficou impossibilitado de acessar seus poderes.
Tá, eu não vou deixar vocês curiosos a respeito da nova palavra. Adão passou meses vagando pela Terra e tentando TODAS as combinações de palavras imagináveis para tentar recuperar seus poderes
Após entrar em uma sorveteria, Adão pediu o _sundae_ mais popular do local, o **Chocolate Egg Cream**. Ao solicitar isso, ele imediatamente se transformou em Adão Negro. Pois é, a nova palavra mágica nada mais era do que o sabor favorito de _sundae_ de Billy Batson.
9 -Dwayne Johnson exigiu remoção de Adão Negro de Shazam!
O personagem poderia ter aparecido em 2019 no filme de “Shazam!” com o cronograma original planejado pela Warner Bros. O filme tinha entrado em desenvolvimento em 2014 com pano original de incluir às duas histórias de origem tanto para Billy Batson como** Shazam quanto para Adão Negro. Ambos compartilham uma história nos quadrinhos, então seria uma ideia de continuar sendo fiel às histórias nas HQs, mas **Dwayne Johnson** acabou discordando.
Johnson continuou: “Eu fiz uma ligação. Eu falei o seguinte: ‘Tenho que compartilhar meus pensamentos aqui. É muito impopular…’ porque todo mundo pensou, ‘Ei, esse roteiro é ótimo, vamos fazer esse filme.’ Eu disse, ‘Eu realmente acho que você deveria fazer “Shazam!”, fazer aquele filme por conta própria no tom que você quer. E acho que devemos separar isso também.’
”Quando o primeiro rascunho do filme chegou até nós, era uma combinação de Adão Negro com Shazam: Séria, duas histórias de origem em um filme único filme”, informou Johnson recentemente à Vanity Fair. “Agora esse era o objetivo, então não foi uma surpresa completa, mas quando li isso, eu sabia no meu íntimo: ‘Não podemos fazer este filme assim. Estaríamos fazendo um desserviço incrível ao Adão Negro.’ Teria sido bom para **Shazam** ter duas histórias de origem convergindo em um filme, mas não é bom para Adão Negro.”
10- Superman já derrotou Adão Negro, mas com uma grande ajuda
No mundo dos quadrinhos, um dos maiores debates é o Superman consegue derrotar o Adão Negro? Adão tem que se contentar com o segundo melhor em mais de uma instância. Há um momento, porém, em que ele derrotou o Homem de Aço de forma justa antes que o Superman pedisse ajuda para a revanche.
No filme de animação Superman & Shazam: O Retorno do Adão Negro, Superman e Adão se encontram pela primeira vez quando o primeiro campeão de Shazam voltou à Terra para procurar Billy Batson. Devido à fraqueza de Superman à magia, ele fica sem reação com um determinado golpe. Mais tarde no filme, depois que Batson ganha os poderes de Shazam, os dois heróis se unem contra Adão e o derrotam com sucesso. Talvez o Superman de Henry Cavill e o Adão de Dwayne Johnson possam ter uma briga decisiva em algum outro momento para decidir o resultado de quem é mais forte.